Nossa missão é cultivar encontros humanos para formar comunidades modernas rumo a trimembração do organismo social

uma nova didática

Como criar um futuro novo a partir de uma escola em rede?

Nossos jovens estão tendo tempo para criar um mundo novo, mundo esse desconhecido por nós adultos, ou estamos a todo tempo impondo nossos próprios valores àqueles que deveriam escrever a história da humanidade com suas próprias canetas?

Estamos dando abertura para despertar o interesse dos pequenos para aquilo que eles vão determinar como futuro, ou preferimos estabelecer que o tempo na escola deve ser produtivo para atender às necessidades do hoje, e não livre para a construção de um novo amanhã?

A todo instante lembramos nossas crianças que o mundo não pertence a todos e sim a particulares, àqueles que passam nas provas, nos vestibulares, aos ganhadores.

Ganhadores de quê? Nos perguntamos. Se essas conquistas assegurassem paz mundial e vida repleta de realizações, não estaríamos discutindo a legitimidade das escolas pós-modernas.

Há milhares de anos, nas cidades-estados gregas, as escolas não eram como vemos hoje em dia. Não havia segregação. As novas gerações usufruíam seu tempo livre aprendendo em liberdade, o que permitia a renovação do mundo e o bem comum através do desenvolvimento do interesse e da curiosidade. Nesses espaços, a base era a hipótese de igualdade e aprender era uma aventureira terra de ninguém, onde todos podiam se elevar acima de si mesmos.

Se desejarmos resgatar esse conceito de escola, o desafio será descobrir o que é digno de ser abordado nas classes, conteúdos para um “bem comum”, que devem passar no teste de amor pelo mundo, aquilo o que vale a pena liberar para o estudo e a prática e para a formação pessoal.

Jan Masschelein e Maarten Simons, em seu livro Em defesa da escola – Uma questão pública, trouxeram “a tradução mais comum da palavra grega skholé –, isto é, tempo livre para o estudo”. É isso que nós, da Escola do Altruísmo, queremos ajudar a reconstruir. Resgatar o amor pelo mundo e pelas novas gerações para que elas renovem a sociedade.

Como? Isso vamos descobrir com vocês, nosso conceito de escola em rede quer isso, uma rede de pessoas que possam atuar de forma altruísta onde estiverem e da maneira como escolherem.

Entramos na época de que o importante não é mais o como ou onde é feito e sim porque e para que é feito, sendo construído ativamente por cada indivíduo que faz parte desse todo. Tornando-o aluno e mestre todo o tempo,num fluxo contínuo e  infinito de aprendizado a partir da troca.

cloud-2104829_1280.jpg

A VERDADE TE LIBERTARÁ

Queremos desmistificar o altruísmo através da produção de conteúdos colaborativos, como textos, vídeos, palestras e workshops

visitors-1649815_1280.jpg

Queremos juntar os pontos

Queremos criar uma rede de pessoas que acreditam no altruísmo, queremos trocar e aprender. Queremos criar uma rede de conhecimento que nunca termina de ser construída

pedestrians-1209316_1280.jpg

Queremos a vida como ela é

Acreditamos que somos tocados todos os dias da nossa vida por uma atitude altruísta, não queremos nos "render"a maré que desacredita na força do ser humano como transformador de sua realidade, queremos olhar para tudo de bom que novos movimentos nos trazem, e para toda mudança positiva que o mundo vem passando.

people-2557396_1280.jpg

JUNTOS SOMOS MELHORES

Acreditamos que a única forma de aprendermos é compartilhando,acreditamos que todos juntos somos melhores, que todos tem algo a ensinar e nós sempre teremos a aprender. Por isso queremos compartilhar isso com outras pessoas, queremos trocar e acreditar que podemos aprender juntos a identificar em que momentos de nossa vida, essa força esteve presente.