Altruísmo no Pensar, Sentir e querer

Pensar

Desamarre suas defesas. Temos a tendência de nos proteger contra as ideias dos outros. Colocamos muita energia tentando rebater opiniões distintas às nossas e dificilmente nos abrimos para ouvir o que o outro tem a nos dizer, recebendo de forma aberta e livre de julgamentos o que nos é confiado.

Procuramos a segurança oferecida por dogmas e crenças, que nos tornam parte de círculos sociais. Não há problema algum em comungar opiniões parecidas, em se reunir com pessoas que partilham das mesmas verdades que nós mesmos. Mas, devemos perceber que com isso nos limitamos no nosso dia-a-dia aos mesmos assuntos, à realidades similares, pouco diversas. Por medo, perdendo a oportunidade de desenvolvermos competências fundamentais nos dias de hoje, como tolerância, respeito e flexibilidade.

Quando abro espaço para ouvir e refletir sobre a palavra do outro, na mesma medida que gostaria que ele o fizesse por mim, quando procuro entender o que o outro quer dizer, sem preparar nenhum contra-ataque, permito fazer valer a máxima de que a opinião dos demais possa valer tanto quando a minha.

Sentir

Naturalmente, nos sentimos atraímos por aquilo que nos é simpático e repelidos pelo que nos é antipático. Uma circunstância ou atitude me repele ou me atrai de acordo com o meu próprio interesse, mas mais do que isso, de acordo com o meu próprio Eu.

“Narciso acha feio o que não é espelho”, já diria o poeta. Dessa forma, sentimos simpatia por aquilo que é igual a nós.

Precisamos exercitar intimamente que o outro é uma pessoa que também tem sentimentos, que pensa e quer tanto quando eu mesmo penso e quero.

Palavras de Ordem: Tolerância e Objetividade.

Querer

Posso sentir compaixão, chorar, me emocionar com a história do outro e, ainda assim, não agir em seu benefício. O próprio Altruísmo é o impulso do querer.

Querer é a expressão do Eu humano, uma necessidade latente de agir. O valor de todo o Altruísmo está na ação, que expressa o seu querer, aquilo que você é.

Sem ação, não há Altruísmo. Sem querer, não há ação.

Você encontra mais sobre isso no livro: Nova Consciência, Altruísmo e Liberdade.

#issoéaltruísmo

Escola do Altruísmo